Friday, May 21, 2010

Com o Rock in Rio, além de música, há ruas cortadas e reservadas a transportes públicos

In Público (21/5/2010)
Por Inês Boaventura

«As linhas Verde e Vermelha do metro vão estar abertas até às 4h. Carris, Transtejo e CP reforçaram a oferta e criaram serviços especiais para os dias de concerto

O Rock in Rio arranca hoje, mas os condicionamentos de trânsito começaram já ontem, com o corte da Avenida do Dr. Arlindo Vicente. Com o início dos concertos, ficam também inacessíveis as avenidas de José Régio, do Santo Condestável e do Marechal António de Spínola, havendo ainda uma série de artérias onde só moradores e transportes públicos poderão circular.

"Evite circular nas zonas envolventes ao Parque da Bela Vista", aconselha a Câmara de Lisboa, num comunicado em que enumera os muitos cortes de trânsito, restrições de circulação e proibições de estacionamento de que aquela zona vai ser alvo, nalguns casos até 31 de Maio. Tudo com o objectivo de "melhorar as condições de segurança e facilitar a circulação de viaturas de socorro no decurso do Rock in Rio".

Nas ruas de João Palma Ferreira, Luísa Neto Jorge, Pedro Cruz, Ferreira de Castro, Ricardo Ornelas e Rui Grácio e nas avenidas de Francisco Salgado Zenha e José Régio só será permitida a passagem de moradores e transportes públicos. Isto entre os dias 21 e 23, 27 e 28 e 29 e 31. Já nas avenidas do Dr. Arlindo Vicente, José Régio e Almirante Gago Coutinho (entre a Marechal António de Spínola e a José Régio) será proibido estacionar, nalguns casos entre os dias 20 e 31, noutros por menos tempo.

Assim sendo, a sugestão da Câmara de Lisboa é para que se utilize os transportes públicos. Para tal foi, aliás, estabelecido, com o patrocínio do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, um plano que envolve Metropolitano de Lisboa, Carris, CP e Transtejo.

Nos dias de concerto, o horário de funcionamento do metro será estendido até às 4h, mas apenas nas linhas Vermelha e Verde. Também a Carris promoveu "um reforço dos seus serviços de transporte" em várias carreiras com paragem na zona da Bela Vista e criou serviços especiais para fazer a ligação a Benfica, Belém e Estação do Oriente.

A Transtejo terá carreiras fluviais específicas e os parques de estacionamento da margem sul estarão abertos. Quanto à CP, a novidade desta edição do festival é que também pode usufruir do serviço especial RockCard quem mora no Algarve. Durante a madrugada, os comboios das linhas de Sintra e Cascais terão um horário de funcionamento alargado.»

No comments: