Friday, March 30, 2007

Polémica em crescendo na Bela Vista


In Jornal da Região (30/3/2007)

Thursday, March 29, 2007

Nova preocupação!

Exmo. Sr.Vereador António Prôa

Vem aí o festival «Creamfields», cujo impacte na zona central do Parque da Bela Vista nos parece preocupante tendo em conta a descrição feita por um dos seus responsáveis ao portal Lx-Jovem, que a seguir se transcreve:

«Um Main Stage, com 300 m2 de ecrã de LED; o Dome Stega, uma cúpula geodésica instalada sobre um palco; o Sphere Stegae, uma estrutura elevada de linhas futuristas, que te permite dançar sob uma esfera suspensa; a Stratosphere, uma bolha gigante onde o vídeo se funde com o som; La Isla, um espaço que recria as ilhas tropicais, com palmeiras, areia e piscinas, onde podes dançar ao som de house; o Kubik, um espaço interactivo em que controladores electrónicos recriam os ritmos da música com efeitos de luz; o Silent Club, onde à entrada recebes uns headphones e depois só tens de escolher o som a que queres dançar, sendo que como deves calcular, outras pessoas podem dançar a outro som; a Luminária, um labirinto que proporciona uma experiência visual e artística única, ao som de chill out; o Aerodrome, que te permite voar numa viagem até 30m sobre o Parque; o Organics Styling Zone, onde vais poder mudar de look; o Coca-Cola Dinner in the Sky, que te permite jantar numa mesa suspensa por uma guindaste a uma altura de 50m, com direito a Chef e garçon; e a Área VIP, de acesso exclusivo e com capacidade para 2.000 pessoas; são estas as principais experiências que vais poder desfrutar, estando ainda previstas outras acções pontuais que vão acontecer pelo Parque

Sobretudo porque o ano de 2007 é um ano de interregno entre edições do Rock-in-Rio e, por isso, de recuperação do coberto vegetal na zona usada como recinto central e nas zonas de apoio das edições de 2004 e 2006.

Por isso não compreendemos que havendo um protocolo entre a CML e a organização do RinRio não só não se vislumbre qualquer acção no sentido de o fazer cumprir (recuperando o coberto vegetal, substituindo a vedação metálica, implementando a manutenção do parque com a permanência de 7 funcionários da CML (conforme consta no projecto), instalando video-vigilância, reabilitando a Quinta do Pombeiro (proj. Céu Aberto), etc.), como se permita o agravamento dos efeitos do pós-RinRio com mais este festival.

Chamando a ATENÇÃO da CML para este facto, renovamos o nosso pedido de reunião a fim de sabermos o que de facto pensa a CML sobre este assunto.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, João Pinto Soares, Carlos Moura e Carlos Brandão

Tuesday, March 27, 2007

19 de Maio: música jovem e eventos na Bela Vista

Sim, o Parque vai estar sob pressão, acho eu!

Creamfields. Do que estamos a falar?

«A ideia já tem 10 anos e continua a surpreender. Falamos do Creamfields, um evento outdoor de larga escala que te oferece experiências únicas. O LxJovem conta-te tudo sobre este Festival que se realiza já em Maio».

«Nuno Carvalho, director geral da Smartevents, (diz que,) “sendo a primeira vez que se realiza em Portugal, é fundamental transmitir a cultura e o posicionamento de edição portuguesa do Creamfields. Enquanto evento de novas tendências da música onde as experiências de alto impacto são o grande factor de diferenciação, pareceu-nos adequado optar por uma campanha fortemente gráfica e conceptual. O «muito etc.» representa precisamente uma ideia de uma certa mística. Só quem estiver no evento vai conseguir viver as emoções que vamos trazer para o Parque da Bela Vista no dia 19 de Maio”».

Os espaços a criar

«Um Main Stage, com 300 m2 de ecrã de LED; o Dome Stega, uma cúpula geodésica instalada sobre um palco; o Sphere Stegae, uma estrutura elevada de linhas futuristas, que te permite dançar sob uma esfera suspensa; a Stratosphere, uma bolha gigante onde o vídeo se funde com o som; La Isla, um espaço que recria as ilhas tropicais, com palmeiras, areia e piscinas, onde podes dançar ao som de house; o Kubik, um espaço interactivo em que controladores electrónicos recriam os ritmos da música com efeitos de luz; o Silent Club, onde à entrada recebes uns headphones e depois só tens de escolher o som a que queres dançar, sendo que como deves calcular, outras pessoas podem dançar a outro som; a Luminária, um labirinto que proporciona uma experiência visual e artística única, ao som de chill out; o Aerodrome, que te permite voar numa viagem até 30m sobre o Parque; o Organics Styling Zone, onde vais poder mudar de look; o Coca-Cola Dinner in the Sky, que te permite jantar numa mesa suspensa por uma guindaste a uma altura de 50m, com direito a Chef e garçon; e a Área VIP, de acesso exclusivo e com capacidade para 2.000 pessoas; são estas as principais experiências que vais poder desfrutar, estando ainda previstas outras acções pontuais que vão acontecer pelo Parque».

«“O Creamfields é, sobretudo, música moderna e rock com influência electrónica”, em que se pretende “promover o desenvolvimento de um novo som e novos artistas”»

Há mais ainda no LX Jovem: aqui e aqui.

Vem aí uma coisa chamada Creamfields


Que ninguém parece saber muito bem o que é ... nem sequer eles próprios pois o site parece estar em construção ... mas já todos percebemos o que vão deixar no Parque: mais estragos.

Monday, March 26, 2007

Projecto Céu Aberto

No âmbito deste projecto social, cabe ao organizador recuperar o imóvel da Quinta do Pombeiro, na Zona Sul do Parque (por sinal recentemente inaugurada pelo Sr.Presidente da CML) ... até Novembro de 2007. Estamos em Março e sinais de obra não há. Para quando?

6ª Regra para utilização do espaço para eventos:

«Existirá um acompanhamento permanente por parte de uma "comissão de acompanhamento", composta por elementos da CML e da organização dos eventos, que, antes, durante e depois de cada evento irá detectar os danos resultantes do mesmo, que serão colmatados pela organização. »

Saturday, March 24, 2007

Mais fotos da mesma zona do actual Parque da Bela Vista

A 1ª é de 1946. As restantes, de 60-61

As fotos que aí lhe ficam agora, recolhidas pelo mesmo colaborador que um dia destes ainda há-de dar a cara pelo Parque, espero eu, juntando-se ao Observatório, são todas de Arnaldo Madureira, de 1960/61), excepto a 1ª, que é de Ferreira da Cunha, 1946. «É um ambiente rural, o da Lisboa dos anos sessenta!», dizem-me. Bem se vê. Aqui, aliás, eram os arredores da capital, não é?
Eis uma legenda para cada uma:
1 - Av. Almirante Gago Coutinho (Bela Vista à direita), 1946, Ferreira da Cunha.
2- Terrenos frente à Av. D. Rodrigo da Cunha (Bela Vista), 1960, Arnaldo Madureira.
3 - Terrenos junto ao Colégio Valsassina, 1961, Arnaldo Madureira.
4 - Terrenos da Quinta das Areias, 1961, Arnaldo Madureira.
5 - Quinta da Graça, 1961, Arnaldo Madureira.
6 - Terrenos junto à Azinhaga das Teresinhas, 1960, Arnaldo Madureira.
7 - Azinhaga das Teresinhas, 1961, Arnaldo Madureira.
8- Azinhaga das Teresinhas, junto à avenida Almirante Gago Coutinho, 1960, Arnaldo Madureira.
Estas fotos, encontra-as todas no Arquivo Municipal.

Friday, March 23, 2007

No início do século XX era assim

Há belas fotos de belos locais nesse tempo...

... Sem qualquer ideia de saudosismo bucólico

O local do Parque da Bela Vista! Há quase 100 anos era assim.
Mão amiga carregou as teclas e fez clic. Enviou-me esta foto. É de uma zona contígua ao actual Parque da Bela Vista. A legenda enviada pelo leitor interessado diz assim: «Panorâmica da Quinta da Raposeira ou da Raposeira de Baixo, rodeada de terrenos da Bela Vista, das Areias e da Quinta da Graça. Início do séc XX. Fotógrafo desconhecido. Fonte: Arquivo Municipal.»
E eu corrijo, por ter falado com os lisboetas do local, eles mesmos: a Quinta chamava-se da Raposeira (ou talvez da Raposeira de Baixo, mas os locais não iam além da «Raposeira»). Salvo erro, é desses terrenos que se trata. Mais. Fui informado «in loco» que ali perto havia ainda a Quinta do Pombeiro e a Azinhaga do Valsassina. Todos se lembram ainda do enorme azulejo azul cá em baixo, junto da Avenida Gago Coutinho. E havia a Quinta da Graça, de facto. Era ali onde hoje está o campo de golfe…

Parque da Bela Vista Sul inaugurado no Dia Mundial da Água


«Dia 22 de Março, Dia Mundial da Água, foi a data escolhida pela autarquia para inaugurar o Parque da Bela Vista Sul, um novo parque público e um dos maiores espaços verdes da capital. Juntamente com o vereador do Ambiente e Espaços Verdes, António Proa, e os vereadores Amaral Lopes e Paulo Moreira, o presidente da autarquia, Carmona Rodrigues, inaugurou o Parque da Bela Vista Sul, espaço que se integra no Parque da Bela Vista, o segundo maior espaço verde da cidade, com 80 hectares, depois do Parque Florestal de Monsanto. (...) A intervenção foi iniciada em 2000, com trabalhos preliminares de limpeza, aterro e modelação de terreno, e, em 2004, tiveram início os trabalhos de construção civil, num investimento total de um milhão de euros. (...) O vereador defendeu ainda a utilização dos espaços verdes para a realização de grandes eventos, como o Rock in Rio, uma vez que “são feitos grandes investimentos com recursos públicos e, por isso, estes espaços devem estar ao serviço dos cidadãos”. “Não há mal nenhum em utilizar o parque para este tipo de eventos com alguns danos temporários, desde que depois ele seja recuperado. É para isto que os parques devem servir”, frisou o autarca.»

Notas:

1. Curioso como os madrilenos pensam diferente: o RinR será num espaço criado de raíz, nunca num parque existente, muito menos no cidade.

2. O Parque da Bela Vista é composto não por 80ha mas por 74,5 ha, e está «dividido» em 4 zonas:

Zona Norte - Zona ainda por arranjar, perfazendo 4,7 ha, entre as Avenidas Gago Coutinho e Marechal Gomes da Costa e a Rua da Graça.

Zona Centro - Quinta da Bela Vista, num total de 31 ha, local onde se realiza o Rock-in-Rio.

Campo de Golfe - 14,8 ha.

Zona Sul - 23ha, que são o somatório das Quintas do Pomberio e do Polção. Apenas 7h são espaço verde.

Foto: CML

Promotores de eventos no Parque da Bela Vista vão financiar a requalificação do jardim lisboeta

In Público (23/3/2007)
Inês Boaventura

«O vereador dos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa anunciou ontem que a requalificação do Parque da Bela Vista, que inclui a instalação de um sistema de vídeo-vigilância e intervenções ao nível do coberto vegetal, da rede de rega e do mobiliário urbano, vai ser custeada pelos promotores de eventos como o festival Creamfields e o Rock in Rio, como contrapartida pela utilização do espaço.

Não "sobrecarregar" o orçamento da autarquia, concretizar "mais rapidamente" as intervenções previstas e simultaneamente "partilhar a responsabilidade da conservação dos recursos da cidade com quem os utiliza" são os objectivos desta medida preconizada por António Prôa. Também o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, defende a implementação deste "princípio do utilizador-contribuinte".

O vereador dos Espaços Verdes considerou, referindo-se à primeira edição do Rock in Rio em 2004, que "aquilo que falhou no passado" foi a autarquia ter permitido a utilização do Parque da Bela Vista "sem um plano de intervenção e uma programação".

Já em 2006, acrescentou António Prôa, a organização do evento assumiu com a Câmara Municipal de Lisboa um "compromisso não quantificado" no sentido de contribuir para a requalificação deste espaço verde com cerca de 80 hectares.

Segundo o autarca, estão neste momento a decorrer conversações com os promotores do Rock in Rio e do festival Creamfields, que se realiza em Maio, para definir os valores que serão pagos à autarquia como contrapartida pela utilização do Parque da Bela Vista. "As disposições orçamentais da câmara não são aquelas que eu gostaria", disse António Prôa, admitindo que a requalificação que vem sendo anunciada pelo menos desde Maio de 2006 terá de ser realizada à medida das possibilidades.
O vereador dos Espaços Verdes adiantou que "já foi lançado" o concurso para a nova vedação do Parque da Bela Vista, que será transparente mas permitirá a instalação de uma cortina opaca durante a realização de eventos. Quanto ao sistema de vídeo-vigilância, o autarca afirmou que a autarquia foi contactada por uma empresa de telecomunicações que se mostrou disponível para suportar a iniciativa.

Ontem, Carmona Rodrigues e António Prôa inauguraram o Parque da Bela Vista Sul, um espaço com dez hectares que fica no prolongamento da área verde já existente. O presidente sublinhou que no novo espaço, fruto de um investimento de um milhão de euros, foram plantadas "espécies de baixo consumo de água" e foi instalado um lago e uma rede de aproveitamento de águas pluviais.

O alargamento do Parque da Bela Vista a outros 12 hectares foi equacionada pela CML, mas acabou por não se concretizar devido à possibilidade de este local vir a ser escolhido pelo Governo para instalar a estação do TGV na capital. Carmona Rodrigues admitiu, aliás, preferir esta hipótese à Gare do Oriente, no Parque das Nações.
»

Boas notícias, boas notícias. Aguardemos por desenvolvimentos.

Parque da Bela Vista ganha 22 hectares. Pulmão verde será dotado com sistema de videovigilância

In Jornal de Notícias (23/3/2007)

«"Um local magnífico para descansar, com uma vista privilegiada". Foi desta forma que Carmona Rodrigues, presidente da Câmara de Lisboa, se referiu ao Parque da Bela Vista Sul, um novo pulmão verde, inaugurado ontem, no Dia Mundial da Água.

Situado junto ao Bairro do Armador, em Chelas, numa zona antes ocupada por barracas e entulhos, o novo parque tem cerca de 22 hectares, que custaram um milhão de euros. Contudo, a Câmara só fez obra em 10 hectares, já que parte dos terrenos poderão vir a ser ocupados pelo traçado do comboio de alta velocidade.

O parque poderá ainda ter como "vizinha" a nova feira popular, conforme admitiu, ao JN, Carmona Rodrigues. "Estão a ser feitos estudos de incidências ambientais e custos", referiu, adiantando que, a seu ver, este local teria boas acessibilidades, estacionamento e poucos inconvenientes ao nível do ruído.(...)»

A videovigilância é uma boa notícia, que vem no seguimento das regras assumidas pela CML em relação ao Parque. Tal como a abertura da zona sul do mesmo ... só que me parece que aí é a CML a dar com uma mão e a tirar com outra... a Feira Popular??!! Não bastavam o Rock-in-Rio e essa coisa chamada "Creamfields"?

Thursday, March 22, 2007

Cidadãos unem-se para defender recuperação do local do Rock in Rio

In Notícias da Manhã (22/3/2007)
José Túlio

«Preocupado com o “estado de abandono” votado ao Parque da Bela Vista, após a realização do festival Rock in Rio, surgiu esta semana o Observatório do Parque da Bela Vista, com a missão de “fazer um levantamento” do estado daquele espaço verde. (...)»

Wednesday, March 21, 2007

Protocolo CML / Better World (*)

«Cláusula Segunda
(Obrigações da CML)


Pelo presente protocolo a CML obriga-se a:

1. Disponibilizar, sem quaisquer ónus ou encargos, (...) o local especificamente escolhido para a realização do futuro Rock-in-Rio (...) no Parque da Bela Vista
(...)»

Por mais socialmente bondoso que seja o propósito da organização brasileira, não se entende como a CML cede um parque da cidade de forma gratuita.

Mais:

- Será que nos arredores de Madrid vai ser também grátis?
- E porque foram para os arredores de Madrid, para uma zona criada de propósito para eventos deste tipo, e não para o Parque do Retiro, em plena Madrid?


(*) Better World é signatária do protocolo enquanto entidade que sucedeu à emprsa que concebeu, projectou e realizou o Rock-In-Rio. Um protocolo para 2006, pois desconhece-se que o haja para 2008

Tuesday, March 20, 2007

Parque da Bela Vista, Lisboa Oriental



Observar o Parque: porquê e para quê?

Comecemos pelo princípio: o que é o Parque que queremos OBSERVAR?
Leia-se no ‘Observer’ uma breve descrição, como foi inserido aí em baixo e aqui lhe quero recordar para encadear o meu raciocínio: «O Parque da Bela Vista oferece grandes zonas arborizadas de prado e de relvado, recortadas por uma rede de caminhos. As zonas altas são miradouros que possibilitam uma ampla vista sobre a cidade e o Tejo, estando ainda por descobrir pela população. Aqui poderá também usufruir do parque de merendas, circuito de manutenção, polidesportivo, balneários, pérgola, "nora" e campo de golfe».

Oxalá que assim seja sempre!

Pergunto: será que depois dos Rock in Rio (RiR) ainda é assim? Veja as fotos inseridas ali, no mesmo link. Escolhi uma (ver acima, a mais pequena). Vamos de seguida, num destes dias, mostrar-lhe aqui em fotos o que aconteceu e o que «resta»… (por exemplo, esta, a maior aí em cima, mostra uma fase da obra, em Março de 2004, na preparação do 1º RiR.
Este «Observatório» quer o quê? Nada mais simples: juntar vontades para que o Parque continue a servir Lisboa e os lisboetas. Só isso.
Mas isto qui pode virar campo de batalha contra grandes interesses. Poderosos interesses. Oxalá me engane. Você vai acompanhar-nos…

Rock in Rio de 2008 dedicado ao ambiente?

In Jornal de Notícias (7/2/2007)

«O ambiente é o tema central da edição de 2008 do Rock in Rio, que, pela primeira vez, decorrerá em duas cidades - Lisboa e Madrid - e envolverá, no caso espanhol, a construção de uma nova "cidade do rock", nos arredores da capital. (...) A edição de 2008 do Rock in Rio decorre em Lisboa nos dias 30 e 31 de Maio e 6,7 e 8 de Junho, saltando para Madrid 19 dias depois, entre 27 e 28 de Junho e ainda a 4,5 e 6 de Julho.»

Monday, March 19, 2007

Ao contrário de Lisboa:

O Rock-in-Rio em Arganda del Rey (proximidades de Madrid) não será organizado num jardim da cidade, mas antes num parque temático criado de raíz para oe feito. A prova:

«La Ciudad será construida de raíz para la primera edición del evento en España.

La Ciudad del Rock de Arganda del Rey cubrirá cerca de 200 mil metros cuadrados y, al igual que en las ediciones anteriores, cuenta con diversos escenarios, áreas de restauración y animación proporcionada por los patrocinadores del evento.

Localizada a cerca de 15 minutos de Madrid, será construida de raíz para la primera edición del evento en España, las infraestructuras se mantendrán para otros grandes eventos a lo largo de los años. El acuerdo entre la organización del festival y el Ayuntamiento de Arganda tiene validad de 10 años, o sea, garantiza por lo menos 3 ediciones del evento, pudiendo ser prorrogado.

Para la organización, la creación de la Ciudad del Rock es un desafío para los proyectistas que desenvolvieron una propuesta "arrojada, contemporánea y al mismo tiempo integrada en las condiciones de conforto ambiental".

Para recibir la primera edición del Rock in Rio-Madrid, la ciudad decidió investir en el desenvolvimiento del "Parque Internacional de Eventos de Arganda Del Rey" programado para se transformar en una referencia en Europa y en el mundo como un ejemplo de espacio multiusos.

Tal como en la edición de Lisboa, la estética de la Ciudad del Rock y de los diversos espacios, desde el Escenario Mundo hasta los bares, fue cuidadosamente estudiada y definida de modo a ofrecer un ambiente confortable a todos los elementos de las familias que se divertirán en el Rock in Rio-Madrid 2008. Desde la posición de las estructuras, para garantizar una circulación cómoda, hasta la distribución de los WC's en el Parque.

Motivados por la propuesta de crear un parque espectacular que recibiese en España una nueva edición de "Rock in Río", se ha desarrollado un proyecto osado, contemporáneo y al mismo tiempo respetando las condiciones del confort ambiental.

El reto ha sido diseñar a pocos kilómetros del centro de Madrid una Ciudad del Rock, que cumpliese todos los requisitos: un proyecto flexible pero capaz de atender todas las necesidades para convertir a la Ciudad del Rock en una referencia en Europa y en todo el mundo, como ejemplo de un espacio multiusos.

Sin ninguna duda el proyecto responde a las leyes naturales: jardines, pérgolas, fuentes, un amplio espacio de entrada y áreas cubiertas con todas las infraestructuras necesarias para la comodidad de los visitantes y para atender a las diversas actividades que se van a desarrollar durante la celebración de Rock in Río -Madrid 2008.

Las construcciones - que se distribuyen por el parque - representan la libertad formal encontrada en la mayoría de los proyectos contemporáneos. El volumen, el ritmo, los colores y los materiales, son el espejo de la diversidad del estilo y la preocupación por lo que hoy es el mayor desafío de los arquitectos: encontrar el equilibrio entre el ambiente natural y el espacio construido.

La integración entre las técnicas modernas de construcción y el ambiente natural ha dado como resultado el Parque de Música y Cultura de Arganda Del Rey, que destaca por ser algo único y osado en el escenario mundial para todo tipo de actividades: espectáculos, convenciones, ferias o por qué no, para la simple contemplación.

Sunday, March 18, 2007

Parque da Bela Vista:


Área: 85 ha

Descrição: O Parque da Bela Vista oferece grandes zonas arborizadas de prado e de relvado, recortadas por uma rede de caminhos. As zonas altas são miradouros que possibilitam uma ampla vista sobre a cidade e o Tejo, estando ainda por descobrir pela população. Aqui poderá também usufruir do parque de merendas, circuito de manutenção, polidesportivo, balneários, pérgola, "nora" e campo de golfe.

Localização: Av. Gago Coutinho, prolongamento da Av. Estados Unidos da América, Av. José Rego

Horário: Aberto 24 horas

Acessibilidades: Autocarros (Carris): 5, 8, 10, 17, 19, 22, 59, 104

Fonte: CML